Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Por que os alunos perdem motivação na academia e desistem?

Conseguir uma vida saudável e uma rotina regular de exercícios físicos não é tarefa simples, e muitas tentativas de engrenar uma prática esportiva no dia a dia das pessoas normalmente falham logo no início, por causa de uma série de motivos. Manter a motivação na academia é uma das principais dificuldades que se encontra na retenção de alunos e faz toda a diferença para se aumentar o fluxo de pessoas matriculadas e ativas na academia.

Mas, afinal de contas, por que os alunos perdem a motivação na academia e desistem? Listamos alguns desses motivos para você se preparar contra algumas armadilhas:

Alunos com objetivos errados

O mais comum nesses casos é a pessoa que se matricula na academia sem saber por quê. Na maioria das vezes os motivos são: emagrecer, ficar mais fortes e mais definidas, mas isso não é o bastante para que elas continuem malhando regularmente.

Oriente os alunos a mirarem nos objetivos certos, traçando estratégias inteligentes para alcançá-los. Eles devem colocar metas que podem ser realmente medidas. Por exemplo, em vez de “quero emagrecer”, devem pensar “quero perder 5 quilos”, e estipular um prazo para alcançar esse objetivo.

Para metas mais ambiciosas, é preciso quebrar esse prazo em etapas menores, o que ajuda na motivação e também na visualização do progresso. Ou seja, o aluno deve pensar em perder 1 quilo por semana em vez de 4 quilos em um mês, e manter o foco nesse objetivo.

Falta de motivação na academia

Malhar pode se tornar uma atividade repetitiva e chata sem a motivação certa para algumas pessoas. Nem todos sentem prazer nos exercícios, pelo menos não no início da prática, então é preciso buscar incentivos adicionais para entrar no ritmo da academia.

Os professores são os principais responsáveis por elevar a motivação dos alunos e atuar positivamente como facilitadores desse processo, que é complicado principalmente para os iniciantes. Mas músicas motivacionais são excelentes ferramentas e costumam funcionar muito bem para criar uma atmosfera positiva para os novos alunos.

Use imagens com corpos malhados e atraentes que representem os ideais dos frequentadores da academia para que eles se visualizem daquela forma e tenham mais disposição nos treinos. O aspecto visual é muito importante para motivar os alunos e mantê-los satisfeitos para que não desistam em pouco tempo.

Ansiedade e a busca por resultados rápidos

Muitos alunos têm uma expectativa muito grande quanto aos resultados que a academia trará para a sua vida, e isso pode deixá-los muito ansiosos, uma vez que a insistência e a regularidade são os únicos caminhos para que eles alcancem seus objetivos. Surpreenda os alunos trabalhando sua ansiedade ao tornar o ambiente mais leve e descontraído, e reforce a necessidade de ser paciente na busca pelos resultados desejados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Adaptação com o ambiente

Alunos podem ter dificuldades em se adaptar a alguns ambientes muito competitivos ou intimidadores. Pense em oferecer um espaço ao mesmo tempo acolhedor e integrador, que permita que todos socializem sem perder a privacidade na hora dos exercícios.

Separar as modalidades e os espaços de cada tipo de aparelho é uma boa ideia para facilitar a adaptação dos alunos ao ambiente da academia. Posicione tudo de forma que ninguém esteja exposto demais ao realizar seus exercícios, o que pode gerar um clima desagradável na academia.

Dores nos treinos e lesões

Por fim, muitos alunos malham de forma errada ou pegam pesado demais nos primeiros dias, o que pode trazer desconforto, dores musculares e até lesões e ferimentos, em virtude da falta de orientação na hora de aprender os primeiros exercícios.

Treinar e preparar seus professores é essencial para garantir o conforto e segurança dos alunos. Sem isso, eles gradualmente vão perdendo a motivação na academia e desistindo dos treinos com o tempo.

O que você acha sobre a perda de motivação dos alunos na academia? Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo e nos ajude também a entender melhor esta questão. Até a próxima!

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e teste por 10 dias GRÁTIS

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.