logo da radioacademia
RÁDIO ACADEMIA          TV INDOOR PARA ACADEMIA         BLOG        SUPORTE ONLINE       

A importância da música para malhar e como usá-la a favor da sua academia

musicas para malhar

Se você é gestor ou proprietário de uma academia, então você precisa construir uma programação musical que atenda a vários perfis de pessoas ao mesmo tempo, focado no estímulo, treino e na motivação para que eles tenham cada vez mais resultados e continuem sendo seus alunos. Fique esperto, pois você precisa estar muito atento ao que as pesquisas tem a dizer a respeito da influência que a música tem durante a prática de exercícios.

Mesmo que inconscientemente, a música exerce forte influência em nossas vidas. Basta começar uma música bem animada para que os primeiros movimentos apareçam, seja batendo o pé ou balançando a cabeça, desse fato nós podemos começar a imaginar o quão poderosa a música é durante o treino.

Confira abaixo alguns pontos onde a música certa pode ajudar no treino dos seus alunos e como você pode trabalhar para cuidar muito bem disso.

A música na academia reduz percepção de tempo e esforço durante o exercício

De acordo com a pesquisa realizada pelo especialista em psicologia esportiva Dr. Costa Karageorgis da Universidade Brunel de Londres, a música diminui sua percepção de esforço, enganando a mente e fazendo com que a pessoa sinta-se menos cansada durante um treino, além de incentivar pensamentos positivos.

A música também bloqueia os sintomas relacionados à fadiga como pulmões pesados, batimentos cardíacos acelerados e a liberação de ácido láctico nos músculos, podendo então, reduzir nossa percepção de esforço em até 10%. Por exemplo, um ciclo de 66 minutos, se feito ao som de música pode ter a sensação de um ciclo de 60 minutos e embora a música não reduza a percepção do esforço durante o exercício muito pesado, ela pode fazê-lo sentir-se mais positivo em uma carga de trabalho elevada até ao ponto de exaustão.

A música certa no treino estimula movimentos

Pesquisadores descobriram que quando a música possui batidas animadas o cérebro também fica animado e induz movimento no ouvinte. Basicamente, o ritmo da música durante o treino estimula a área motora do cérebro responsável pelo movimento, ajudando assim exercícios de ritmo próprio, como corrida ou levantamento de peso, nos ajudando a usar nossa energia de forma mais eficiente, uma vez que manter um ritmo constante fica mais fácil em nossos corpos. A música certa para malhar pode estimular maiores percursos em uma corrida, por exemplo, entregando, assim, mais resultados no treino.

Músicas para treinar aumenta níveis de Dopamina e estimula mais

musicas para treinar

A dopamina é um neurotransmissor comum no cérebro humano e é liberado em resposta a “premiar” uma atividade humana, estando ligada a motivação, ele é conhecido por produzir um estado de bem-estar em resposta a estímulos concretos como o de comer doces.

Em um outro estudo, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal, monitoraram os níveis liberados de dopamina enquanto a pessoa está ouvindo música e comprovaram que os níveis de dopamina foram encontrados em níveis maiores que 9% quando os voluntários ouviam música, ou seja, se a pessoa está submetida a música ela fica automaticamente mais motivada e isso certamente aumentará o rendimento durante o treino do seu aluno.

A música certa na academia aumenta a retenção de alunos

Depois de entender todas as influências que a música para treinar pode causar nos seus alunos, chegou a hora de entender o que ela pode fazer pela sua academia quando usada da maneira certa.

O primeiro ponto que precisamos pensar é: o que faz com que seu aluno se torne fiel e não cancele o plano na academia? Você deve ter respondido prontamente: “O resultado que ele consegue ao malhar!” e é isso mesmo. Quando as pessoas vão se matricular em uma academia, elas estão cheias de objetivos, seja ficar forte, emagrecer, encorpar, se sentir mais disposto, ser mais saudável, enfim, são diversas essas razões, mas em todos os casos, para que o aluno consiga o que quer ele precisa, primeiro, frequentar a academia todos os dias e se o ambiente da academia não for agradável e estimulante, você já começa a perder seu aluno nesse ponto.

Vamos pensar em tudo de bom que a música traz:

  • Ela reduz a percepção de tempo e esforço;
  • Estimula o movimento e dá prazer;
  • Motiva o corpo e o cérebro.

Ou seja, essa é a fórmula perfeita para que seu aluno se sinta estimulado durante o treino e não entenda que o seu período na academia é de sofrimento.

A escolha correta da música vai te ajudar a transformar o momento do treino de seus alunos em algo muito mais prazeroso e motivante e isso certamente fará parte, mesmo que no inconsciente, da decisão do aluno de voltar para academia no dia seguinte, sem sequer pensar na preguiça ou nas outras coisas que ele poderia fazer nesse mesmo tempo.

Conclusão sobre as músicas para malhar

Bom, definitivamente está provado que a música pode exercer muitos benefícios e estímulos nos seres humanos e isso não é diferente quando falamos dos seus alunos. Para que sua academia consiga reter e fidelizar alunos é preciso cuidar do que eles sentem e fazer com que eles consigam alcançar os resultados que buscavam quando resolveram se matricular, para tal, você precisa começar agora mesmo a cuidar das músicas que você coloca nas áreas comuns da academia.

A Rádio Academia tem diversas playlists desenvolvidas por especialistas que certamente resolverão esse problema para você, além de disponibilizar um sistema de pesquisa para que você pergunte a seus alunos de diferentes períodos quais são os gêneros musicais que mais os estimulam enquanto estão treinando.

Não deixe de experimentar nosso serviço sem nenhum compromisso e comprovar esses resultados na prática!

Experimente grátis agora


Nome

Email

Telefone

Qual sua função na academia?